Perguntas Frequentes

Atualmente existem muitos estudos que demonstram que ambas são igualmente eficazes se utilizadas com uma boa técnica. A sua escolha está condicionada às preferências pessoais. No entanto, deve-se ter em conta que a vibração pode ser tolerada pela criança. No caso de paciente deficiente, a escova elétrica pode ser muito útil.

Se houver um excesso de bactérias cariogênicas na boca é porque a higiene é ruim, mesmo que a criança não coma coisas doces. A contribuição de açúcares refinados dos alimentos pode ser suficiente para desenvolver cáries.

Todos os recursos existentes são temporários. O bebê deve passar por essa fase da forma mais natural possível. Na prática diária o mais adequado é oferecer alimentos frios ou gelados, e também de consistência mais dura, e mordedores que não apresentem riscos para os bebês (não rasgar as partes). A mamãe também poderá massagear o local com o dedo ou com uma dedeira. Em caso de dúvidas, procurar o odontopediatra. Essa é uma fase muito significativa para os pais e para os bebês. Para algumas famílias isso pode vir a ser angustiante, mas é preciso ter calma, paciência e esperar a fase passar.

O controle da erupção dos dentes de leite e visitas constantes ao odontopediatra pode prevenir problemas ortodônticos futuros. Tão logo se observe qualquer alteração no desenvolvimento dos dentes ou da mordida da criança deve-se procurar tratamento pois, desta forma, as intervenções serão simples, rápidas e poderão minimizar problemas futuros, facilitando o tratamento na fase dos dentes permanentes. Não há necessidade que ocorra a troca dos dentes para iniciar o tratamento da maloclusão.

Durante o pré-natal odontológico, a gestante receberá orientações sobre medidas preventivas para seus dentes e gengivas. Caso haja necessidade, será realizado o tratamento odontológico a fim de restabelecer sua saúde oral. A gestante receberá orientações sobre a saúde bucal do bebê também.

O ideal é que ela ocorra na época de erupção do primeiro dente de leite, por volta dos seis meses de vida, não devendo ultrapassar do primeiro ano de vida, pois os estudos indicam que a criança que passou pelo odontopediatra no primeiro ano de vida tem menos chance de ter cáries.

O tratamento odontológico preventivo começa na fase de bebê e prossegue até o final da adolescência com consultas marcadas de acordo com a necessidade individual. A saúde oral é parte integrante da saúde das pessoas, por isso requer cuidados precoces. Quanto mais cedo iniciarmos as consultas de promoção de saúde, mais efetivos serão os resultados e melhor será a adaptação ao consultório odontológico.

Os dentes decíduos permitem que o bebê e a criança mastiguem corretamente, ajudam na fala e deglutição. Esses dentes também guardam espaço e servem de guia para a erupção dos dentes permanentes, estimulam o correto desenvolvimento e crescimento dos arcos dentais. Dentes perfeitos permitem que a criança sorria, contribuindo na sua socialização.

Enquanto não surgirem os dentes de leite e houver amamentação exclusiva no peito materno não há necessidade de limpeza da boca do bebê, pois o leite materno protege toda a cavidade oral. Quando surgir o primeiro dente na boca, a higiene oral deve ser realizada delicadamente com escova de dente macia, após cada alimentação e antes de dormir.

A presença dos pais é fundamental na higiene oral, pois a criança não tem coordenação motora para realizá-la de maneira correta. Até aproximadamente os 8 anos de idade os pais devem realizar a higiene oral e depois dessa idade devem supervisionar.

Depende do método, pois atualmente existem técnicas que são realizadas em casa, com a assistência do profissional dentista, enquanto outra é feita inteiramente no consultório e a terceira é associada, ou seja, uma combinação entre o tratamento em casa e no consultório.

O método que ocorre em casa pode levar, em média, de três a quatro semanas, com um uso diário de meia hora até 4 horas, dependendo da orientação do profissional.
Já quando o clareamento é realizado no consultório, a média é de três sessões de aproximadamente 45 a 60 minutos.
Já a opção associada, com o tratamento em casa e no consultório, pode levar de duas a quatro semanas.

Assim que aparecer o primeiro dentinho deve começar à usar o creme dental. Deve ter 1100 ppm de flúor, é a concentração correta para ser efetivo na prevenção de carie.

Assim que aparecer o primeiro dente, ou pelo menos até o primeiro ano de vida, para avaliação e orientação sobre a saúde bucal desse bebê.

Horário

SEG | SEX | 8H-18H

Local

R. Padre Anchieta, 2194 - sala 510 - Bigorrilho, Curitiba - PR, 80730-000

Contato

(41) 3598-8873
(41) 99116-2021

Agende sua consulta

R. Padre Anchieta, 2194 - sala 510 - Bigorrilho, Curitiba - PR, 80730-000

BLOG

Mantenha-se atualizado